Achados e Perdidos...

terça-feira, 10 de maio de 2011

Minhas sinceras desculpas¹

Nossa, muita gente escrevendo, aí sim, ‘tô’ lendo direto, só não estava escrevendo tanto, por isso desculpa aí, mais um pouco acho que seria ‘kickado’ do blog...

Vou continuar escrevendo alguns julgamentos da história no qual só postei sobre uma breve introdução e falei um pouco de Sócrates², de uma maneira legal, sem ser cansativo.

Já ouvi falar que algumas apresentações (escritas ou não) devem ser igual saia, nem tão curta pra não escandalizar nem muito longa, senão, não tem graça.

Bom, agora que já pedi desculpas, decidi hoje falar sobre a importância da comunicação, seja simples ou complexa, desde que não prejudique.

Há um ditado árabe que diz “Cuidado para que a tua língua não enforque o teu pescoço”.
Esse ditado fala principalmente do equilíbrio que devemos ter para que nossas próprias palavras não nos prejudiquem.

Quem nunca falou demais e depois se arrependeu?
Eu já, só que para crescimento como pessoa, devemos ter essa percepção razoável do que estamos falando e o que o receptor está entendendo, para não nos decepcionarmos futuramente.

Daí a importância da comunicação, nas palavras de Bullón:

"O instrumento de comunicação que o Criador entregou ao ser humano foi o dom da palavra. A palavra seria a ferramenta que serviria para construir pontes e unir vidas. A entrada do pecado, porém, tornou a palavra um instrumento ambivalente. Com ela, o ser humano pode construir ou destruir, ferir ou curar, levantar ou derrubar.

Pessoas sábias são felizes porque aprenderam a usar a palavra como bálsamo curador e pincel restaurador. A palavra dita em tempo oportuno revoluciona vidas e transforma situações. Olhe à sua volta. Existe gente cujo coração é terra seca, esperando uma gota de água. Essa gota pode ser a palavra e a sua boca, o manancial.

Por outro lado, “o que muito abre os lábios a si mesmo se arruína”. Prov. 13:3. Abrir os lábios com facilidade é falar sem pensar, instintivamente, sem medir conseqüências. Irônico como possa parecer, a vítima não é o próximo, mas o próprio dono da palavra."

A partir de hoje, pense duas vezes antes de dizer algo que possa prejudicar outrem, e procure não pensar muito para dizer palavras que confortem e que causem confiança e segurança para quem precise.

Um grande abraço e fiquem com Deus.

___________________________
¹http://www.youtube.com/watch?v=YcW5hobsgIw (Vale a pena).
²http://perfeitosestranhos.blogspot.com/2011/03/introducao-aos-julgamentos-da-historia.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário