Achados e Perdidos...

quinta-feira, 12 de maio de 2011

Oi, você é hipócrita?


“Nas pessoas de capacidade limitada, a modéstia não passa de mera honestidade, mas em quem possui grande talento, é hipocrisia.”
-- Arthur Schopenhauer


Não podia deixar de começar este post com esta frase, que ao meu ver, traduz bem o que vem a ser a nossa companheira, a conhecida,hipocrisia.
Antes de começar a falar sobre o tema, gostaria de encerrar oficialmente o meu luto ao meu mentor, Binladão.

Eu estava em uma confusão mental enorme, cheio de assuntos para o blog, porem com uma preguiça imensa, foi então que ao tentar sacar oprecioso salário, presenciei uma cena muito comum, e que se encaixa perfeitamente com a frase supracitada e resolvi comentar sobre esse ato injusto,porem praticado por todos. Quando digo praticado por todos, não quero dizer queas pessoas fazem como o rapaz do meu conto fez, só pra constar.
Vamos ao que interessa de fato; Em uma tarde movimentada, típica de inicio de mês, com as agencias bancarias totalmente abarrotadas, presencio uma cena que me chamou muito a atenção, chega um senhor bem vestido, andando em direção ao gerente, falando alto, umas palavras mais ou menos assim: O senhor que é o gerente? Como faço para trocar a porta? Ta quebrada, vim do estacionamento e deu para ver desde lá!
O gerente então, fica pensativo, e questiona: Mas como assim?. E o senhor repete: preciso trocar a porta, como faço? É com você que devo falar?
O gerente pensa se tratar de algo acerca de algum ressarcimento e indaga o senhor: Mas seria sobre o que? Bateram no carro do senhor? Não posso fazer nada, isso não é minha responsabilidade, tem que ser com meu encarregado, não tomo decisões.
O senhor parece não entender a conversa do gerente, e então paira um silencio de uns 15 segundos, e o senhor diz: Não estou entendendo, apenas me mandaram trocar a porta da agencia, disseram estar com defeito, e eu gostaria de saber com quem falar para poder trocá-la agora, já que o senhor não toma decisões, com quem devo falar?
O gerente segura a expressão, finge ter o controle da situação, continua com a cara de serio e diz: É comigo mesmo, pode trocar agora.
E a porta foi trocada sem mais confusões.
Não sei você, mas eu vi um ato hipócrita gritante, e penso: Em quem confiar? Até que ponto devo acreditar nas pessoas? Será que sou demasiadamente chato ou estou agindo corretamente ao desconfiar de todos os atos alheios?

Hoje me apeguei à hipocrisia em sua vertente de confiança mas quero pegar em outras formas de hipocrisia, tais como religiosa e afins, alias,a religião tem sido um tema de grande abordagem nesse blog, será que estamosaprendendo a pensar, ou estamos pensando errado?

Grande abraço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário